sábado, 1 de outubro de 2011

Dia do Idoso: Uma forma de homenagem

João Filgueiras Lima (Lelé, 78 anos) e Oscar Niemeyer (103 anos)




Os dois maiores arquitetos brasileiros, ambos em atividade. Vai nossa homenagem no dia dos idosos (1º de Outrubro). Glória da Arquitetura e da Engenharia brasileiras. Exemplos para todos nós. Principalmente os mais jovens.



Angola: Retornei de Angola e, agora, é cuidar de desenvolver o projeto do Centro de Reabilitação Física de Luanda. Será um dos maiores hospitais da África. Estou montando uma equipe exclusivamente com arquitetos formados pela UFRN, todos meus ex-alunos, para ajudar nesta grande tarefa profissional. Outra forma de homenagem que presto é por meio da minha Tese de Doutorado na UFRN: A Cidade e o Idoso. Onde mostro os impactos ambientais, sociais e econômicos que acontecerão nas nossas cidades com o progressivo envelhecimento da população brasileira.


Nogueirão: O governo não pode perder a oportunidade de transformar aquele estádio num modelo de gestão. A comunidade tem que ser ouvida. Profissionais da área de arquitetura e engenharia também. Estou pronto para colaborar.



Hospital Tarcísio Maia: "Articuladores" da fracassada venda do Nogueirão, argumentam que o dinheiro a ser investido no nosso estádio deveria ser investido na recuperação do Hospital Tarcísio Maia. Duas falácias:



1º) Existe muito dinheiro para a saúde. Basta não desviar os recursos.



2º) Por que não trocar a área do hospital, para construir "edifício altos", construindo outro hospital, mais moderno de estrutura mais atualizada, em outro local? As construtoras comprariam o terreno, fariam o novo hospital e quando este estivesse pronto ficariam com a área atual do HGTM. É a mesma proposta de permuta do Nogueirão. Habilitem-se senhores!



O custo de um hospital novo é de R$ 5.000,00/m². 50% para área construída e 50% para equipamentos. Existe dinheiro sobrando no BNDES. E dinheiro barato.



Um hospital precisa ter 60m² por leito. Um hospital de 150 leitos teria, obrigatoriamente, 9.000m² ou R$ 45.000.000,00 (quarenta e cinco milhões de reais). Habilitem-se senhores.



30 de setembro em Mossoró: A festa da nossa abolição. Infelizmente estava em "rescaldo" de uma longa viagem e não fui à Mossoró. Fica para a próxima vez.



Bom Dia e até amanhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário