domingo, 8 de janeiro de 2012

Os 100 anos de Marieta Lima

Marieta Lima: 100 anos




Marieta Lima: 100 anos, na próxima quinta-feira.


Pintora, diretora teatral, restauradora, decoradora, professora, Marieta Lima será homenageada com uma festa organizada pelo artista Rogério Dias, um batalhador pela cultura mossoroense.


E a FUJA (Fundação José Augusto)? Pelo que se sabe nada fará. A governadora é de Mossoró e a presidente da FUJA, sua cunhada, também. Mulher inteligente, a atitude de Dra. Isaura Amélia Rosado não se justifica. Não poderia, ou deveria, se omitir num momento desses. Não vale aparecer de última hora! Confirma-se o fato de que, para a família Rosado, só quem pode fazer alguma coisa por Mossoró é a família Rosado. Esnoba-se outras iniciativas, outros feitos, outros vultos históricos, contanto que não se ofusque o brilho (cada vez mais fraco, historicamente, em que pese o poder político) da Família Rosado.


Sem necessidade. Nomes como Vingt Rosado, por exemplo, muito fizeram pela cidade. Pode-se discordar da postura política mas não do valor intrínseco do seu trabalho.


Chegar aos 100 anos, vivento da sua arte, sem fazer concessões políticas de qualquer espécie, Tia Marieta não misturava alho com bugalhos. Foi grande amiga de Trezieme Rosado mas foi "senadora" de Aluizio Alves, numa época em que a política de Mossoró e do estado, tinha o radicalismo primário de trogloditas. Mas ela sempre se deu bem com todos. Hoje a política é só primária. Os trogloditas estão evoluindo com o progresso econômico. Vive-se em função da próxima eleição pois, hoje, sem o poder político, seria muito frágil (social, cultural e econômicamente falando) a posição, dos Rosados em Mossoró e no Estado.


Mas a família de Marieta Lima é muito grande. Além das mais antigas de Mossoró, mais até que a dos Rosados. Haverá a grande festa. E todos, inclusive os Rosados, estão convidados. Só não pode chegar lá ditando os rumos e a paternidade da festa, pois esta é uma iniciativa da classe artística local e dos seus familiares.




Ronald Lima de Góes. Arquiteto e Urbanista. Escritor e Professor da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário