quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nogueirão XI

Carteira de Comentarista Esportivo-SOCEM - 1963



Tenho recebido alguns emails, de amigos e inimigos, indagando o porquê da minha luta pelo Nogueirão. Ora, 1º sou de Mossoró, onde nasci no dia 14 de julho de 1947, na Rua Dionísio Filgueira. 2º Em Mossoró moram, ainda, muitos familiares e alí estão enterradas as pessoas mais queridas. Embora tenha morado pouco na cidade, apenas 5 anos, entre os 10 e os 15, foram momentos muitos bons.


3º Pratiquei muito esporte (basquete, futebol de salão e futebol de poeira, sendo, inclusive, campeão pelo Baraúnas, meu time de coração, até hoje, ao lado do Vasco da Gama). 4º Fui comentarista esportivo na Rádio Rural, na Rádio Difusora e n'O Mossoroense. Tudo iso entre os 14 e 15 anos, período em que muitos "cuspidores de microfones", que me criticam, não haviam nem nascido. Daí, 1964, segui para Natal, depois Recife, depois Rio de Janeiro, São Paulo e a volta para Natal, em 1973, já como arquiteto. Aí projetei e construi muitas obras entre 1974 e 1984. Entre elas a sede da USIBRAS, a RAFITEX a Escola Técnica Federal, hoje IFERN e mais de 100 residências, lojas, bancos, escolas, livrarias, etc. Acompanhei as obras do estádio sempre ao lado de Manoel Leonardo, casado com minha prima Ismaelita Lima. Tanto por ser cronista esportivo como gostar de construção. Manoel Leonardo queria colocar o nome de Vingt Rosado, no novo estádio. Numa reunião com Genildo Miranda, Paulo Gutemberg e Edmundo Alves, opositores, na época, dos Rosados, resolvemos lançar o nome de Manoel Leonardo como patrono do estádio. Fiz isto numa das Grandes Resenhas Espostiva Difusora, programa que apresentava às 18.30 na Difusora, antes da Voz do Brasil. Na sonoplastia, como se dizia antigamente, estava, invariavelmente, Wagner Bulhões de Albuquerque, avô do deputado Paulo Wagner. Conto isto e muitas outras coisas, no meu livro "Coração de Leão", a história do Baraúnas que, este ano, completa 50 anos do seu primeiro Título. O ano passado completou 50 anos de vida. O livro estava pronto mas faltou e Editora. Só este ano consegui uma em São Paulo. Tenho 4 livros escritos sobre Arquitetura Hospitalar, mas a Editora Blucher, de São Paulo, não edita livros que não sejam técnicos.




Que é isto Rosalba?



A governadora anunciando hoje, na FM 94, coisa das 8 horas da manhã, que irá construir um Estádio (O novo Juvenal Lamartine) na Zona Norte de Natal. E o Nogueirão governadora? Projeto do seu tio, arquiteto Ernani Ciarlini e que contou, na construção, com a ajuda inestimável de seu pai, Clóvis Ciarlini, construtor, sem nada receber. Tem uma parte de seu sangue, governadora, como parte da argamassa de sangue, suor e lágrimas, bem como de muitos outros mossoroenses, que lutaram pelo estádio e que forasteiros oportunistas, gente que veio para Mossoró só para enriquecer, que querem destruir uma obra que só precisa de uma repaginação e novas formas de uso para sobreviver. Não deixe que isto aconteça!



Até amanhã





Nenhum comentário:

Postar um comentário