quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aeroporto de Mossoró: Descaso

Aeroporto de Mossoró: Pista de Pouso


Aeroporto de Mossoró: Terminal




Aeroporto de Mossoró: Descaso, Prepotência e "Rameira" opinando.



Na década de 80 fui convidado por um grupo de amigos de Mossoró, que desejavam construir um prédio, para participar de um concurso privado, para escolha do Projeto Arquitetonico para a obra. 6 arquitetos participaram. Todos de Mossoró. Entreguei a minha proposta no prazo determinado os outros 5 não. Notei uma particularidade no terreno onde seria construído o prédio, que deveria ser, como foi, construído com 12 andares: o terreno ficava exatamente no eixo do "Cone de Aproximação" do aeroporto Dix-Sept Rosado, fato que tornaria inviável um prédio de 12 andares, permitindo apenas dois de 6 (seis) e assim fiz minha proposta que, aliás, foi rejeitada pela influência de um conhecida "rameira" de Mossoró, casada com um dos homens mais ricos da cidade, que articulou, mesmo com seu conhecido analfabetismo, em favor de outro concorrente. Fui alertado por outra senhora da cidade sobre as "articulações" da "rameira" e também de um médico, já falecido, conhecido como "papel de enrolar prego", pela sua conhecida grossura. Hoje, para obedecer as regras de vôo, este edifício precisa perder, no mínimo 4 pavimentos. Na ocasião alertei aos amigos, ainda hoje moradores do prédio, sobre problemas futuros com a aeronáutica que, curiosamente, na época, também não tomou nehuma providência. Nenhum dos outros projetos analisou a interferência do futuro edificio no funcionamento do aeroporto. Tenho ainda guardadas as plantas. Curiosamente, um dos "aliados" da "rameira", hoje, está metido na venda do Nogueirão.






Agora o aeroporto é interditado e um dos problemas apontados diz respeito ao bloqueio do "Cone de Aproximação". E agora? Vão derrubar o prédio ou mudar de aeroporto? Talvez a rameira opine, como na conhecida piada do "sofá da sala", quando o marido traído trocou de sofá em vez de largar a mulher que o traia no referido sofá, pela opção de mudar o lugar do aeroporto.





Agora falam em novo aeroporto! Está ficando ridículo: Natal faz um novo estádio, Mossoró também quer fazer um. Natal faz um novo aeroporto, Mossoró também quer fazer o seu. E se Natal fizer um novo porto?






O Aeroporto de Mossoró é bem localizado, não apresenta congestionamento e o fato de ser próximo a zona urbana, ao invés de uma desvantagem é uma vantagem. O Aeroporto Kennedy de Nova York é dentro da cidade, o mesmo Congonhas em São Paulo e o Santos Dumont no Rio de Janeiro. Só para ficar nestes exemplos. Talvez Congonhas apresente problemas, mas é demais comparar o tráfego aéreo do aeroporto mais movimentado do país com o de Mossoró. Nem a "rameira" querendo!






Sou pós-graduado em Planejamento e Projeto de Aeroportos (USP). A melhor localização de um aerodrómono é aquele que fica no máximo há 45 minutos de distância da sua zona de influência. O resto são interesses escusos da indústria imobiliária que primeiro destrói e depois constrói.






Dom Mariano Manzana precisa ter cuidado pois, do jeito que vai, vão querer derrubar a catedral, o seminário, o palácio episcopal, o Santa Luzia e todo e qualquer bem público que tenha algum terreno. Está dado o aviso.







Até amanhã.












Nenhum comentário:

Postar um comentário