quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Novo Porto para Natal?

PORTO DE ROTTERDAM


PORTO DE NATAL



NOVO PORTO PARA NATAL?



Voltou ao debate a questão para um novo porto para Natal. Precisa? Achamos que não. O porto de Natal deve ficar em Parnamirim, numa área adjacente ao Aeroporto e lindeira à ferrovia e à BR 101. Ali deveria ser construído um Terminal de Carga, um Porto Seco Intermodal de Cargas (aeroviário, rodoviário e ferroviário que seriam integrados ao transporte marítimo) distante apenas 25 km do atual porto e a carga sendo levada por trem e daí despachada, por guindastes e esteiras, para os navios. Resolveria o problema do Porto e do trânsito de Natal e suas vias esburacadas. É assim em Rotterdam, Holanda, onde o porto, propriamente dito, fica à 45 km da área de estocagem dos contâiners. Ali defende-se o porto do mar bravio e das enchentes periódicas. No nosso caso a infra-estrutura está pronta: a via férrea (subutilizada), a BR 101 e o Aeroporto. Mesmo com o novo Terminal de São Gonçalo a proposta é válida. Basta apenas uma pequeno ramal ferroviário a ser construído. Talvez com o aumento das viagens de trem, torne-se necessário uma passagem de nível, fechada, na Base Naval de Natal. O resto é conversa para boi-domir.


O Porto de Areia Branca fica a 14km da costa. E a 25 km de Areia Branca, implantado numa plataforma de 7.00m de profundidade, esteira de 500m até os molhes de atracação dos navios, que ficam num canal natural de 18m de profundidade. Uma obra muita mais cara mas feita desta maneira pelas condições impostas pela configuração geográfica e geológica. Caso muito diferente de Natal



Não entendemos porquê, em qualquer obra do Rio Grande do Norte, sempre procura-se a opção mais onerosa. A mais complicada. A que enche e alimenta as maiores vaidades.


Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário