domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro

11 de setembro de 2001: Torres Gêmeas-Nova York-EUA


11 de setembro de 1973: Palácio de La Moneda Chile.



No dia 11 de setembro de 1973 houve um violento Golpe Militar no Chile democrático de Salvador Alende. O presidente suicidou-se para não ser humilhado pelos Estados Unidos. À frente o corrupto Richard Nixon (depois expulso da presidência por corrupção) e seu secretário de estado o nazista Henry Kissinger . No Chile o carniceiro Pinochet. A partir de 1964, no Brasil, espalharam a morte e o terror por toda a América Latina.




Uma coisa justifica a outra? Não, não justifica, mas explica tudo. "Quem semeia ventos colhe tempestades"? Quantas pessoas foram assassinadas no Iraque pós-11 de setembro? Quantos jovens americanos morreram (cerca de 10.000)? O triplo dos que foram afetados por Bin Laden e seus seguidores.




A mídia brasileira não é capaz, com raras exceções, de fazer uma análise crítica dos fatos. Falar em "bolha imobiliária" para justificar a debacle financeira dos EUA é uma piada de mau gosto. 10 bilhões de dólares por mês é quanto custa ao outrora poderoso país as guerras do Iraque e Afeganistão. A "bolha Imobiliária" é consequência e não causa, assím como a desregulamentção do mercado financeiro.




Esperemos que o terrorismo não prospere. Vive-se no mundo em geral e no Brasil, em particular, um época de incertezas e violênia indiscriminada. Mas, grande parte, fruto da impunidade e da falência das elites governantes. Não temos grandes líderes no mundo e a rapidez da informação permite um juízo crítico de tudo que acontece no mundo, permitindo reações em cadeia cujas consequências são imprevisíveis. Dias difíceis virão.




São Paulo e Angola:




Dia 15 próximo vou no rumo de São Paulo. Na capital paulista ministrarei um Curso de Arquitetura Hospitalar que ocorrerá, como sempre, no Setor de Eventos do Bourbon Business Hotel. Dia 18, domingo, viajarei par a República de Angola onde farei um trabalho de consultoria para a construção de hospitais e o Centro Nacional de Medicina Nuclear. Voltarei dia 29 de setembro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário